"Nimona é uma menina, um gato, um dragão, um tubarão e o que mais ela quiser."
![](https://static.wixstatic.com/media/5e9237_c6ab8d7921824c928c8847b1b51f51f5~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/5e9237_c6ab8d7921824c928c8847b1b51f51f5~mv2.jpg)
Autoria: Noelle Stevenson
Editora: Intrínseca
Páginas: 272p
Ano: 2016
Assunto: Graphic Novel; Literatura Jovem Adulto; Romance.
Nimona é uma menina, um gato, um dragão, um tubarão e o que mais ela quiser. Ela é uma metamorfa com um passado desconhecido, e que se oferece para ser a comparsa do seu grande ídolo Lorde Ballister Coração-Negrom um vilão com escrúpulos e que segue as regras. Enquanto Nimona é debochada, de pavio curto, sem papas na língua, e quer ver o mundo pegar fogo.
Coração-Negro tem como missão desmascarar o famoso herói aclamado por todos e seu ex-amigo, Sir Ambrosius Ouropelvis assim como a Instituição de Heroísmo e Manutenção da Ordem, que é comandada por uma terrível diretora que tem planos malignos, e que manipula a mídia colocando a culpa sempre em Coração Negro. No decorrer da história conhecemos melhor a relação entre o herói e o vilão, um herói nem tão herói e um vilão não tão vilanesco.
Os planos de Coração-Negro quase nunca davam certo, mas ele não gosta de mortes desnecessárias, de destruição ou de caos. Assim Nimona deseja ajudar com algumas sugestões que geralmente envolve muitas explosões, sangue e mortes. No começo ele não aceita Nimona como comparsa, mas com o tempo acaba surgindo uma relação de amizade entre os dois, enquanto o plano vai se desenrolando, Coração-Negro precisa impedir que Nimona destrua todo o reino ao tentar ajudá-lo e precisa relevar a verdade para a população.
Essa foi a primeira Graphic Novel que eu li da autora, e amei demais. É bem curtinha, mas com algumas reflexões bem profundas no decorrer da narrativa. Tive curiosidade de ler depois de ver alguns perfis falando muito bem dela, e confesso que me surpreendi, li em uma tarde e fiquei com aquele gostinho de quero mais quando acabei.
O bem e mal nessa história dependem apenas do ponto de vista. Nimona é uma anti-heroína que precisa lidar com seus fantasmas do passado, cheia de traumas mas com um jeitinho impulsivo que não tem como não se encantar. Nem sempre tudo é como se parece nessa história, no decorrer da história descobrimos a origem da relação entre Coração-Negro e Ouropelvis. A autora aborda temas como abandono, amizade, manipulação, identidades, sentimentos, caráter e também uma certa crítica política, fiquei apaixonada por tudo, da ilustração ao enredo da história, os personagens e diálogos bem construídos envoltos de magia, ciência, fofuras e talvez algumas lágrimas.
#resenha#nimona#graphicnovel#romance#literaturajovemadulto
Comments