"Cada um luta para sobreviver enquanto descobrem os segredos ocultos de cada país e que mudaram o curso da história."
Autoria: Raphael Fraemam
Editora: Publicação independente
Páginas: 390
Ano: 2018
Assunto: Fantasia; Literatura Jovem Adulto; Distopia; Ficção Científica.
As duas maiores potências de Emperon, Econ e Opus travam uma guerra secular pelo controle dos cristais de energia denominados “krystallos”. Essa guerra começou após o fim da aliança entre esses dois países para derrotar Cratia, que era liderada por Resol, em um regime de ditadura. Antes do começo da Grande Guerra, Resol havia localizado no continente de Parsagena, um cristal amarelo com poder ilimitado de energia, e isso permitiu que sua tecnologia e poder aumentasse em uma velocidade maior que os países vizinhos.
Por isso a aliança entre Econ e Opus foi formada, mas com o fim da guerra, nenhum dos dois líderes queria ser submisso ao outro e o desejo de serem independentes no controle de cada país, levou a criação do “Tratado Internacional de Guerra”.
Tomé Stalmer mora em Econ, com a mãe e o irmão. O país possui um sistema de organização social muito parecido com o capitalismo, onde nem todas as pessoas possuem o mesmo nível de vida, classes sociais bem diferentes, a meritocracia e o nacionalismo são defendidos e o mesmo grupo político sempre é “eleito”. O sistema de ensino possui certos níveis, e partir de determinado nível é preciso ter certo valor alto para pagar as aulas, por isso nem todos conseguem chegar a fazer uma faculdade.
Tomé está se preparando para o exame de vestibular, e odeia ter que assistir as vídeos-aulas, ele é o total oposto do seu irmão Ricardo, que é visto como um exemplo de filho e de aluno na faculdade, um dia ao presenciar um atentado Tomé começa a suspeitar sobre a verdade que o governo pregava. Ainda mais depois que uma menina aparece no seu quarto e ele a persegue pelo jardim foi quando toda sua vida mudou de rumo, ao ir parar em um local desconhecido.
Gray Frost mora em Opus com seus pais e sua irmã mais nova. Esse país possui um sistema social mais parecido com o socialismo, todas as pessoas possuem o mesmo nível de vida, nada muito luxuoso, mas todos conseguem sobreviver. Existem apenas três opções para seguir: lutar no exército, trabalhar nas fábricas ou estudar para ser pesquisador no governo. E Gray escolheu a última opção por isso se dedica aos estudos com afinco, apesar do ensino precário com poucos livros, já que o governo controla tudo que é publicado. Ela tem em mente fazer uma faculdade, para poder ajudar a sua família no futuro. Mas no dia do seu aniversário ela é obrigada a deixar seu país e as pessoas que mais ama.
Quais serão as jornadas que esses dois irão enfrentar?
O livro possui uma narrativa incrível, temos uma história envolvente com piratas, soldados de elite, fantasia, tragédia e mistério. Cada um luta para sobreviver enquanto descobrem os segredos ocultos de cada país e que mudaram o curso da história. Além de ser um universo único o livro aborda várias reflexões para nos questionarmos a respeito do nosso próprio mundo através de mensagens de cunho político e social.
#lendoautoresnacionaisbdajordana#fantasia#leiamaisnacional#resenha
Comments