“Sigo apaixonada pela mulher que batalhei pra ser.”
![](https://static.wixstatic.com/media/5e9237_07a966ff987b4485aef31aeffb83b4ef~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/5e9237_07a966ff987b4485aef31aeffb83b4ef~mv2.jpg)
Autoria: Ryane Leão
Editora: Planeta
Páginas: 192p
Ano: 2017
Assunto: Literatura brasileira; Poesia; Poema; Mulher Negra.
“Eu sou um monte de constelações brilhando e ardendo mas nem todo mundo saber ver.”
Esse livro é o primeiro publicado da autora Ryane Leão, ela é dona da página no instagram @ondejazzmeucoração, em que posta vários dos seus textos autorais. Sobre o livro, eu me encantei desde as primeiras páginas, a autora mulher negra, poeta e professora, conseguiu trazer sua verdade em seus poemas que tocaram até o fundo da minha alma, me identificando em muitos dos versos do livro.
“Quantas vezes minha mãe sentou na beira da cama, e me ajudou a retirar os cacos de vidro dos pés, e disse que poucos mereceriam o meu amor, que o mundo me machucaria porque eu tinha nascido com coração demais.”
O que mais me marcou foi como ela fala sobre a liberdade que a escrita dá para nós mulheres negras, como nossa voz de luta, para expressar como ela mesma diz “poemas de luta e amor”. O livro conta com poemas de temas diversos como: a rotina, a vida, o amor, o coração, a luta, a dor de relações abusivas, sensualidade, atitude, as noites, os dias, as partidas, encontros, desencontros, sobre nós mesmas.
Se precisasse definir o livro em uma palavra seria: empoderamento. A nossa força, o nosso brilho que nunca se apaga, um livro para as mulheres negras e todas as mulheres, uma leitura fácil de ler, com frases que são como um “tapa na cara” muitas vezes, mas de uma forma sutil e poética. A autora derrama seu coração nas palavras, mesmo o livro não tendo uma divisão temática e os temas surgirem de forma aleatória, não tive nenhuma dificuldade em ler.
“Quem soube de mim em outros tempos, já não sabe de mim agora, pois quando me quebraram, meus pedaços foram arrumando novos lugares, mais lindos e mais fortes.”
Recomendo a leitura para quem gosta de poesias como a Rupi Kaur, e a Amanda Lovelace, e para quem quer conhecer esse estilo literário, espero que gostem tanto quanto eu, foi uma leitura maravilhosa. Já estou ansiosa para ler o segundo livro da autora “Jamais peço desculpas por me derramar”.
Comentarios