"Já imaginou viver em uma época em que os livros são proibidos?"
![](https://static.wixstatic.com/media/5e9237_16b42e155ac2417e9d912f16cba2a433~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/5e9237_16b42e155ac2417e9d912f16cba2a433~mv2.jpg)
Autoria: Fausto Luciano Panicacci
Editora: Pandorga
Páginas: 255p
Ano: 2019
Assunto: Drama; Suspense; Aventura; Literatura brasileira.
"Era um daqueles períodos da História tão tragicamente adultos que o absurdo só se faz visível aos olhos da infância."
Em uma época sombria em que livros são proibidos, a tecnologia é utilizada até pra decidir as atitudes humanas, assim como para criar filhos com a genética perfeita, em que não se conta mais histórias e a leitura é um ato criminoso. Vivia Alice uma menina que queria crescer para ser sabida, curiosa como toda criança, adorava ouvir as histórias de sua avó que tinha virado estrelinha, e de seu tio que fora preso devido a proibição dos livros, vivia a imaginar e anotava tudo que achava importante em seus caderninhos, os seus maiores tesouros.
Mas um dia ao voltar pra casa da escola, se encontra com o novo vizinho Santiago Pena que havia acabado de chegar em Portugal, a partir desse encontro uma amizade irá surgir entre a menina que adorava histórias e o estrangeiro que gostava de contar histórias.
"A menina deixou o lugar com um contentamento enorme: ela sabia que dali surgiria uma grande amizade, algo que mudaria sua vida."
Santiago possuía um passado misterioso e desconhecido por todos, e sempre levava consigo um caderno apenas com os dizeres na capa "Hilário Pena", todo esse mistério leva a família de Alice a ter muitas dúvidas e desconfianças sobre ele, mesmo que com o passar do tempo ele fosse quase da família, e passava a contar histórias não só pra Alice mas para a família Crástinos.
Será que a leitura é capaz de transformar alguém? Por que o estrangeiro ainda despertará anseios perigosos na família Crástinos?
O livro é dividido em três partes, em que vemos o passado pelos olhos de Santiago, o presente e o futuro pelos olhos de Alice, a escrita é poética, e possui várias referências literárias, sendo narrado tanto na perspectiva de um adulto quanto de uma criança leva o leitor para dentro da narrativa de maneira fabulosa e encantadora com um final surpreendente.
Além de abordar de maneira magnífica a importância que a leitura teve enquanto agente de transformação, leitura como direito humano, e como a leitura é importante durante a infância e toda nossa vida, e principalmente a importância das bibliotecas enquanto locais de disseminação da leitura e informação.
#resenha#leituracoletiva#leiamaisnacional
Comentarios