"A ficha catalográfica contém os dados descritivos do livro..."
![](https://static.wixstatic.com/media/5e9237_14896f962e504faca362966cca66f3a8~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_1307,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/5e9237_14896f962e504faca362966cca66f3a8~mv2.jpg)
💬 Você sabe pra que serve a ficha catalográfica dos livros?
📖 A ficha catalográfica contém os dados descritivos do livro, sua estrutura é padronizada por convenções internacionais, que tem por objetivo facilitar a identificação de elementos como autoria, título, conteúdo e temática.
📖 Uma das principais funções da ficha catalográfica é a elaboração dos catálogos nas bibliotecas, hoje podemos acessar em sua maioria os catálogos online que são os resultados da organização dos elementos presentes nas fichas catalográficas.
📖 Antes da automação, essas fichas eram elaboradas pelos bibliotecários, impressas em papéis e gramaturas mais rígidas e organizadas em grandes ficheiros, que formavam os catálogos físicos dos acervos. As fichas sendo impressas nos livros são fontes de informação para otimizar o trabalho do bibliotecário, e informar ao leitor sobre o conteúdo do material, sem precisar folhear o livro todo.
📖 Os livros são organizados nas estantes das bibliotecas de acordo com as suas informações (autor, título e assunto) que são informações presentes na ficha catalográfica, por isso é importante que essas informações estejam disponíveis de forma correta. Por isso sua elaboração deve ser feita por bibliotecários graduados e com registro profissional ativo no Conselho de Biblioteconomia.
📖 O instrumento usado para estruturar e uniformizar essas informações é o Código de Catalogação Anglo-americano, desenvolvido por bibliotecários ao longo do século XX e que está atualmente na sua 2ª edição, além disso utiliza-se a tabela de Cutter, e as Tabelas de Classificação Decimal de Dewey e Classificação Decimal Universal para identificação dos assunto dos livros.
📚Fonte: Site da Biblioteca da Unifor
Comentarios