top of page

Como NÃO escrever personagens bibliotecários 👩🏾‍💻📖💜

Foto do escritor: bibliotecadajordanabibliotecadajordana


A imagem do bibliotecário como forma de representação é o reflexo da percepção que a sociedade tem do profissional, em termos de atuação e comportamento.


Pois, o estereótipo profissional está relacionado com a influência cultural que foi gerada no histórico de uma profissão, o que pode levar a sua desvalorização e na visão limitada sobre as suas atribuições.


Com o desenvolvimento da sociedade, a capacidade do homem de produzir informação, surgiu a necessidade de se desenvolver métodos de preservação e conservação dos registros. Por isso, na Antiguidade as atividades relacionadas ao bibliotecários eram principalmente de guarda do conhecimento.


Assim, a figura do bibliotecário como o detentor da informação, e “guardião dos livros” foi uma imagem de representação que se criou devido as funções que exercia, e também porque nessa época nem todos tinham acesso as bibliotecas, que eram locais privilegiados.


Com o advento da imprensa de Gutemberg, a ampliação das produções literárias, a criação de bibliotecas principalmente universitárias e públicas, exigiu outras competências profissionais a missão da biblioteca passou a ser a democratização da informação.


Mas, ainda hoje é perceptível que a sociedade possui uma visão estereotipada da profissão, que pode ser vista em: filmes, séries, desenhos, novelas e até nos livros.


Por isso, no post de hoje vamos falar sobre: Como NÃO escrever personagens bibliotecários!









💬 Curta se você gostou do post! Marque um amigo que precisar saber essa informação.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Assine a minha newsletter

Obrigado por enviar!

© 2020 por Biblioteca da Jordana.

bottom of page