"A vida é como uma estrada."
![](https://static.wixstatic.com/media/5e9237_7d23589fc38b4fdbadc753352dff2dbf~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_735,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/5e9237_7d23589fc38b4fdbadc753352dff2dbf~mv2.jpg)
Autoria: Vinícius Fernandes
Editora: Pendragon
Páginas: 248p
Ano: 2019
Assunto: Drama; LGBT; Literatura New Adult.
Recentemente eu li em um livro que o homem é o único ser que vem ao mundo mas não sabe quem é, não sabe sua função, nem quem vai se tornar. Diferente de um tigre que nasceu tigre, e desde cedo vai aprender a viver como um tigre.
Nós humanos, somos influenciados pelo tempo, circunstâncias e principalmente por todas as pessoas que encontramos no nosso caminho, algumas passam e nos marcam para sempre seja de maneira positiva ou negativa, mas sempre quem vem e cruza o nosso caminho acaba mudando o nosso destino para sempre.
Caminho Longo não é um livro clichê apesar de também falar em amor, é um livro sobre perdas, dramas, traumas, viver e principalmente amadurecer. Nos conta a história de Bruno que de certa forma todos nós temos um pouquinho dele, seja no seu jeito de ser, pelas histórias que viveu ou por todos os traumas que teve que enfrentar, o que eu mais gostei foi poder acompanhar a trajetória como se fosse da minha própria história ( já aviso você vai se identificar sim, não adianta fugir)
Nas três partes do livro, é como se fossem as partes que marcaram o amadurecimento do Bruno, desde a descoberta do seu primeiro amor, ter que lidar com o luto de alguém muito importante na vida, a homofobia, o rompimento de alguns laços que pensou que seriam eternos.
Essa história era quase um lembrete do universo dizendo que é ele quem manda, que os problemas não dão folga, o tempo passa rápido e no meio disso tudo você pode se perder no caminho, mas não pode esquecer sua essência, nem se moldar para caber em lugares ou pessoas.
A gente não imagina que será um livro tão intenso e verdadeiro, só pela sinopse, o autor cutuca a ferida, toca sobre aquilo que ninguém quer falar, nos faz sentir raiva, angústia, felicidade, mas no fim nós aceitamos aquele final agridoce, porque é assim que é a vida, a nossa vida e só nos resta aceitar e aprender com todas as experiências no nosso caminho longo de cada dia.
#resenha#lgbt#drama#lendoautoresnacionaisbdajordana
Comments