"Tenho palavras presas em mim. Me atento. O silêncio pode ser tão perigoso quanto as palavras."
Autoria: Tatiane Bertasso
Editora: Publicação independente
Páginas: 68p
Ano: 2019
Assunto: Literatura brasileira; Relacionamentos; Drama.
O livro aborda a história do relacionamento de Anna com Rodrigo, através dos pensamentos e cartas que Anna escreveu, mas nunca chegou a enviar para o ex-namorado. Ela utilizou as cartas como uma forma de expressar o que estava sentindo. Um jeito de usar as palavras para dizer tudo o que ainda estava na sua alma e no seu coração, e que precisava externar para seguir em frente.
“Tenho palavras presas em mim. Me atento. O silêncio pode ser tão perigoso quanto as palavras. Meu desejo permanece. Quero te machucar. Preciso que doa também em você.”
Anna havia começado um novo trabalho, tinha a sensação que estava no lugar certo. Finalmente havia se encontrado profissionalmente, estava feliz e tinha vários planos para crescer em uma carreira sólida, o que sempre foi seu objetivo. No novo trabalho ela cria um laço forte de amizade com Paula e Rodrigo, que sempre se mostrou gentil e prestativo, e na época estava em um noivado.
“E essa foi a primeira vez que me recordo ter me sentido apoiada e de alguma forma protegida por alguém.”
Com o passar do tempo a amizade entre Anna e Rodrigo foi ficando mais pessoal, almoços juntos todos os dias, conversas sobre os planos pessoais. Rodrigo começa a contar sobre o seu noivado, dizendo que já não estava mais feliz no relacionamento que com Nicole.
Tudo muda quando Rodrigo chega no trabalho sem aliança, e confessa para Anna e Paula que seu noivado havia terminado, a partir desse dia Anna e ele começam a ficar mais próximos e se envolverem afetivamente, começando um relacionamento pouco tempo depois. Anna nunca tinha vivido nada sério com alguém, apesar de alguns relacionamentos que não duravam muito, ela confiou totalmente em Rodrigo e no sentimento que ele dizia sentir por ela.
Entretanto aquele relacionamento que parecia ser perfeito, começa a ir por água a baixo, se tornando um relacionamento totalmente tóxico. Rodrigo se mostra um manipulador e mentiroso. Anna percebe que mudou a sua vida inteira, seus planos por conta de alguém que não foi verdadeiro, nem honesto com ela.
Anna precisará lidar com situações e sentimentos que nunca havia vivido, chegando a ponto de ter atitudes que nem ela mesmo se reconhecia, eu me emocionei lendo várias vezes o livro, pois foram situações bem intensas e complicadas. E principalmente Anna teve que redescobrir e encontrar o seu próprio “eu” no meio de todo o caos de sentimentos dentro de si mesma.
“Deixei de lutar contra a dor. A acolhi. Tinha dias que éramos uma só. E foi só então. Que comecei ver mudança. Foi preciso deixar doer. E ainda assim. Encontrar um propósito. E viver”.
#Resenha#literaturanacional#drama#cartas
Comments